"As raízes da educação são amargas, mas o fruto é doce."
- Aristóteles
Fundadoras do Grupo de Pesquisa
Neiva Maria
Machado Soares
Possui doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2013) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Experiência na área de Linguística, com ênfase em Gêneros Discursivos e Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Textual, Linguística, Semântica, Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade. Participante do Grupo de Pesquisa: A Linguística Sistêmico-Funcional como instrumental teórico -metodológico para análise do discurso (UnB). Participante do Grupo de Pesquisa Discurso na Prática Sociais (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa: Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na contemporaneidade (SDisCon) (UEA). Professora no Mestrado Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UEA e editora chefe da revista Contracorrente.
Lattes
Socorro
Viana de Almeida
Possui doutorado em Estudos Clássicos ramo Poética e Hermenêutica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra-FLUC (2018) e mestrado em Letras na área de Linguística do Discurso pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Sociolinguística, Análise do Discurso, Semiótica, Teoria e Prática da Leitura e Estágio Supervisionado. Atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica, Literatura e outras artes; Linguística do Discurso e Sociolinguística. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Gregos da Universidade de Coimbra e líder do Grupo de Pesquisa em Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade (SDisCon-UEA).
Lattes
Membros do Grupo de Pesquisa (2017-2019)
Adriane de
Felippe Rodrigues
Possui graduação em Licenciatura em Letras/ Português pela Universidade Federal do Rio Grande (1995) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Professora assistente da Universidade do Estado do Amazonas, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e ensino, aquisição da escrita, sociolinguística e ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Semióticos: Literatura, Cultura e outras Artes
Mirna Feitoza Pereira
Professora Associada II do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde ministra disciplinas relacionadas às teorias e práticas jornalísticas e às teorias e metodologias da pesquisa em comunicação. Coordena projetos de pesquisa e de extensão universitária e orienta projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFAM). Desenvolve pesquisas na área de comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: linguagens da comunicação; processos semióticos da comunicação na cultura; comunicação e espaço da cidade; processos da comunicação midiática; ecossistemas comunicacionais. Acumula mais de 30 anos de atuação no jornalismo e em outros setores da comunicação, com experiência profissional no setor público e privado, entre as quais o jornal Folha de S.Paulo, a Agência Click, a TV Cultura Manaus, a agência Saga Publicidade e a Fapeam.
Vanúbia Araújo
Laulate Moncayo
Doutorou-se em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (Linguística Aplicada)(2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina ?UFSC, com estágio doutoral na University of Sydney-USYD, Austrália. Possui graduação em Letras- Licenciatura plena em Inglês e suas literaturas (1995) e mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia (2003). É membro do quadro docente efetivo da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, onde atua em ensino, pesquisa e extensão desde 2001. Atualmente, é diretora da Escola Normal Superior - ENS/UEA. Coordena o Projeto "ENS IDIOMAS, de sua autoria, e é professora do Programa do Governo Federal- PARFOR. É líder do Grupo de Pesquisa " Núcleo de Educação Bilíngue e Pesquisa em Literatura e Linguística Aplicada da Região Norte" (Neplan-CNPQ-UEA) e atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos Semióticos (GES-UEA-CNPQ) e Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de inglês como Língua Estrangeira (CELEPI), da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Mais recentemente, tornou-se membra da comunidade Legitimation Code Theory Centre for Knowledge Building, da Universidade de Sidney. Austrália. Interesses de pesquisa: Linguística Sistêmico-Funcional e ensino de línguas estrangeiras (Português como língua estrangeira), teorias do discurso sob a perspectiva do funcionalismo linguístico e estudos da tradução.
Membros do Grupo de Pesquisa (2020-2021)
Josenia
Antunes Vieira
A pesquisadora atua em Linguística Aplicada, na área de Linguagem e Sociedade, na Linha de Pesquisa "Discursos, Representações Sociais e Textos", com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Multimodalidade e Letramento. É líder do Grupo de Pesquisa "Discursos nas Práticas Sociais", registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Em sua formação, possui dois Pós-Doutoramentos, um pela Universidade de Lisboa, (2001) pelo CNPq, e outro pelo Instituto Superior de Leiria, (2008), pela CAPES. É Doutora em Linguística Aplicada pela PUC/RS (1986). Mestre em Linguística pela PUC/RS (1982). Desde 1991, é professora do Programa de Pós- Graduação em Linguística, do Doutorado e do Mestrado do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, da Universidade de Brasília. Atualmente, é Professora Titular e pertence ao corpo docente do Instituto de Letras. Participou de Missão de Estudos na Universidade de Lancaster (UK), sob a tutela do Conselho Britânico e da CAPES (1994). Na Universidade de New Mexico (1996) e em Cornell (1997), nos Estados Unidos realizou cursos pelo CNPq. Dirige, desde 2005, o Centro de Pesquisas em Análise de Discurso Crítica (Cepadic), do qual é sócia fundadora. Realizou pesquisas pela FINEP, FAPERGS, CNPq e CAPES. Membro da Associação Latino Americana de Analistas do Discurso (ALED) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada, afiliado à ANPOLL. Orientou entre teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado mais de cinquenta pesquisas. Autora de vários livros, capítulos e artigos em Análise de Discurso Crítica, Multimodalidade e Letramento.
Victor Leandro
da Silva
Possui graduação em licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2011) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas e membro do grupo SDISCON - Grupo de Pesquisa Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade.
Eni Abadia
Batista
Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília- UnB, com pesquisa na área de linguagem e sociedade. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Goiás, com Dissertação intitulada Hipertexto: Prática de Leitura e Produção de Texto no Ensino Superior, com ênfase na Análise de Discurso Crítica; Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e em Administração Escolar. Graduada em Letras Português-Inglês e respectivas literaturas pelo Centro Universitário de Brasília-UniCEUB. Foi professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário UDF até julho de 2011. Foi professora e Coordenadora do curso de Licenciatura em Letras e de Pós-Graduação em Gramática, Produção e Revisão de Textos da Faculdade Michelangelo em Brasília. Tutora de educação a Distância do curso de Letras, UnB. Professora assistente substituta do LIP- UnB de 2015 a julho de 2016. Atua como Professora colaboradora da disciplina Português Instrumental do Curso de Letras- UnB. É professora Supervisora e Tutora da disciplina Projeto do Curso de Letras-EaD- UnB. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica (CEPADIC-UnB). É membro da Associação latino-americana de estudos do discurso (ALED). Membro do Grupo de Pesquisa "Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade - SDiscon.
Adelson
Florêncio de Barros
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas pela UPE - Universidade de Pernambuco. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, MBA em Gestão de IES pela Uninorte/Laureate University, Mestre em Educação pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Doutor em Língua Portuguesa na Linha de Pesquisa "Texto e Discurso nas Modalidades Oral e Escrita" pela PUC-SP e Pós-doutorando em Letras Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Atualmente é professor Adjunto da UFAM - Universidade Federal do Amazonas. Possui o Curso de Língua Espanhola pelo Instituto de Língua de Pernambuco. Lecionou vários anos na Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino de Pernambuco e do Amazonas, Academia Militar de Pernambuco (Curso de Formação de Oficiais), entre outras Instituições de Ensino. Foi Professor Substituto na Universidade Federal do Amazonas na área de Letras, Linguística e Literatura em 2008 e 2009. Foi Professor Temporário da UEA - Universidade do Estado do Amazonas - Curso de Letras Língua Portuguesa de 2013 a 2015/1. Foi Professor da Uninorte - AM - no Curso de Letras e vários outros cursos de graduação. Coordenou o Programa Institucional de Idiomas junto à Diretoria de Extensão do Uninorte, Coordenou o Projeto de Espanhol para Todos, ENADE, Programa de Nivelamento Institucional, Qualidade de Ensino PQE e NAPE - Núcleo de atendimento discente e docente.
Maria Evany
do Nascimento
Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Especialista em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Artística e Metodologias do Ensino. Realiza pesquisa, consultoria e oficinas nas áreas de arte-educação, memória e patrimônio, história da arte, metodologia (pesquisa/estudo) e design urbano. Professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
Marta de Faria e Cunha Monteiro
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (PPGLg - 2014) na área de concentração em Linguística Aplicada; Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC (2009); Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999); Licenciada em Letras - Língua e Literatura Inglesa (1993) e Bacharel em Administração de Empresas (1983) pela mesma instituição. Desde 1994 é docente do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa da Faculdade de Letras ? Flet da UFAM. Tem experiência no planejamento e coordenação de cursos e projetos da área de Letras e Linguística Aplicada, atuando principalmente, na área da formação de professores da educação básica, de Inglês para Fins Específicos.
Maristela Barbosa Silveira e Silva
É doutora em Educação pela University of Nottingham (2016), Reino Unido, com projeto de pesquisa voltado para temas como Teacher Cognition (crenças e experiências de professores de língua inglesa), Interação em sala de aula, Pesquisa Narrativa, Discurso e Práticas Reflexivas. Seu doutorado teve o apoio da CAPES e da FAPEAM. Ela possui mestrado em American Studies pela Washington State University (1999), com bolsa da Fulbright/LASPAU, e graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atualmente é professora do curso de Letras e Diretora da Editora Universitária, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde também já exerceu a função de Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica (2016-2017) e de Coordenadora do curso de Letras - PARFOR/UEA (2011-2012). Sua experiência em coordenação de cursos inclui um breve período no Curso de Letras-Língua Inglesa na Uninorte/Laureate e mais de dez anos como Coordenadora Pedagógica no ICBEU-Manaus, onde ainda é responsável pela capacitação dos professores. Treinadora licenciada de SIT TESOL, ela possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.